Eleitos novos membros do Conselho Superior da DPE/MA para o biênio 2022/2023

    Aconteceu, nesta sexta-feira (19), a eleição para os novos membros titulares e suplentes do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Os defensores públicos eleitos integrarão o órgão colegiado no biênio 2022/2023, onde exercerão as atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição, bem como velarão pela observância dos princípios institucionais.

    Diferentemente do último pleito para o Conselho Superior, que contou com votação em urnas instaladas na sede da instituição e no Fórum Des. Sarney Costa, ambos em São Luís, e nos núcleos regionais no interior, a votação deste ano foi realizada pela Internet, pelo sistema E-VOTO, possibilitando que todos os eleitores pudessem votar de qualquer dispositivo conectado à Internet.

    De acordo com a Comissão Eleitoral, responsável pelo pleito, estavam aptos a votar 202 defensoras e defensores públicos. Havia 17 candidatos habilitados para a votação e cada eleitor poderia indicar o nome de até sete candidatos de sua preferência, dentre esses habilitados ou votar “em branco”, conforme orientações contidas na Resolução nº11, de 25 de junho de 2021. 

    Foram eleitos como membros titulares os(as) defensores(as) públicos (as) Ian Barbosa Nascimento, Gil Henrique Mendonça Faria, Kamila Barbosa e Silva, Victor Hugo Siqueira de Assis, Thales Alessandro Dias Pereira, Vitor de Sousa Lima e Ana Lourena Moniz Costa.

    Também foram escolhidos como quatro suplentes os(as) defensores(as) Jaqueline Sampaio de Castro, Marcus Patrício Soares Monteiro, Thiago Manoel Cavalcante Amin Castro e Fábio Souza de Carvalho.

    Além dos membros titulares, o colegiado é composto por mais três integrantes natos: o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o subdefensor-geral Gabriel Santana Furtado Soares e o corregedor-geral da DPE, Idelválter Nunes da Silva.

    Também têm assento no órgão os representantes da Ouvidoria Externa e da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos Estaduais do Maranhão (Adpema), cargos atualmente exercidos pela assistente social Fabíola Diniz e pelo defensor público Cristiano Matos de Santana, respectivamente. 

    De acordo o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor público Marcos Vinicius Campos Fróes, a eleição transcorreu de forma tranquila, principalmente, por conta do uso de um sistema on-line. “Com essa inovação, o acesso à votação foi facilitado. Cada defensor pôde participar da eleição de qualquer lugar e votar com agilidade”, destacou.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up