DPE/MA e Seejuv iniciam curso de liderança juvenil com mais de 300 inscritos

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) iniciaram, nesta segunda-feira (25), o curso de Liderança Juvenil, que recebeu mais de 300 inscrições de jovens com idade entre 15 a 29 anos. A iniciativa faz parte do conjunto de ações da Caravana Juventude de Direitos, uma das estratégias previstas no Plano Juventude Viva, lançado em agosto deste ano pelo governador Flávio Dino.

    Presente à abertura virtual, o defensor-geral Alberto Bastos agradeceu a parceria com a Seejuv, parabenizou os jovens participantes, destacando a contribuição da Defensoria no fortalecimento do importante papel desempenhado pela educação formal no estado.

    “Estamos muito felizes em realizar essa formação, juntamente com a Seejuv, porque temos a convicção de que o conhecimento não só empodera e liberta, mas também promove cidadania, uma vez que este curso traz benefícios em uma via de mão dupla. Tanto os jovens podem conhecer mais sobre os seus direitos, como os nossos defensores públicos podem identificar as principais demandas e problemas dessa população juvenil, ajudando-os a solucionar de forma ágil e eficiente”, destacou.

    O defensor-geral acrescentou que esta iniciativa vem se somar a outras, fazendo com que a instituição cumpra com seu papel na difusão de conhecimentos sobre direitos humanos. Além dos mais de 300 inscritos no curso de Liderança Juvenil, a DPE/MA, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, trabalha em duas importantes frentes: a formação de 180 professores da rede estadual e a exibição do programa “Conexão Cidadã”, na TV Educação, que leva educação em direitos a milhares de expectadores.

    Em sua apresentação, Alberto Bastos também citou as atividades do curso de enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvido pela DPE/MA em parceria com a Uema, e que já alcançou mais de quatro mil pessoas. 

    A secretária Tatiana Pereira também comemorou o início do curso, que segundo ela foi mais um passo na concretização do Plano Juventude Viva. “Estamos muito felizes porque aos poucos esse plano vem se tornando uma realidade, transformado vidas e libertando cidadãos, por meio da educação”, enfatizou.

    A Escola Superior da Defensoria estadual está à frente da coordenação do curso, que será desenvolvido em oito módulos. “O nosso objetivo é formar a juventude em temáticas do direito e liderança, que estejam ligadas às juventudes. Acreditamos muito na força deste curso para que tenhamos jovens mais conscientes do seu papel na sociedade de hoje”, ressaltou a diretora da Esdep, a defensora Elainne Barros, que também participou da atividade on-line.  

    O primeiro módulo, nesta segunda-feira, foi apresentado pelo defensor público e coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), Thiago Josino Arruda. Ele falou sobre noções básicas do Direito de Família: conceitos e aplicações. Também esclareceu muitas dúvidas e destacou a importância da resolução de conflitos a partir da composição de acordos. 

    O próximo módulo acontece no dia 3 de novembro, às 14h. O nosso defensor público Magdiel Pachêco Santos é quem abordará o tema “Ato infracional e violência policial”. Até o dia 3 de novembro, serão abordadas temáticas relacionadas a conhecimentos de Direito Constitucional; Noções Básicas de Direitos e Garantias Fundamentais; Organização do Estado e Políticas Públicas, além de Estatuto da Juventude e Eca.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up