Defensoria e Seduc capacitam mais 95 professores em educação em direitos humanos

    Quase 100 professores da rede pública estadual participaram da primeira aula de mais uma etapa do curso de "Educação em Direitos Humanos e Cidadania", promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Tendo como público-alvo docentes de todo o Maranhão, a capacitação visa promover a formação destes profissionais, para ampliar o desenvolvimento educacional de jovens estudantes, com a multiplicação de uma consciência cidadã fortalecida nas premissas dos direitos humanos.

    “O olhar do educador deve estar voltado para o amplo desenvolvimento do estudante, respeitando sua individualidade e característica, na intenção de motivá-lo a exercer seus direitos, fortalecendo o respeito mútuo e a cidadania. Estimular este sentido da educação em direitos é, também, uma de nossas missões”, disse o defensor-geral do estado, Alberto Pessoa Bastos, durante a abertura da nova etapa do curso.  

    Assim como no primeiro módulo, neste houve uma grande procura pelos docentes, onde quase 100 participantes tiveram a oportunidade de discutir com o defensor público Frank Lúcio Dantas Noronha o tema “Organização do Estado e noções gerais sobre políticas públicas”. A recém-empossada diretora da Escola Superior, a defensora pública Elainne Barros, também participou desta fase do curso.

    “Nós, enquanto educadores, ficamos muito felizes com esta capacitação, com este novo olhar diferenciado da Defensoria para a educação de nossos jovens. Discutir direitos humanos é falar em educação em seu mais amplo significado, é promover a mudança na vida do cidadão, que desde muito jovem começa a conviver com violações de direitos. Por isso, é fundamental o combate a isto logo na raiz”, destacou a professora Venúsia (Bidu) Santana, do município de São João dos Patos.

    As atividades do curso se estenderão até o dia 9 de dezembro, virtualmente, sempre às quintas-feiras. Até lá, serão debatidos temas afetos ao dia a dia da sociedade, como Direitos de Família, Direitos da Mulher, da População LGBTQIA+, questões étnico-raciais, dentre outros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up