Com apoio da DPE/MA, é lançada campanha de combate à violência menstrual no estado

    Com a meta de arrecadar um milhão de absorventes no estado, foi lançada, nesta terça-feira (14), a Campanha de Combate à Violência Menstrual, idealizada pelas Mulheres de Axé do Brasil (MAB). O evento, realizado no auditório do Fórum de São Luís, reuniu representantes de várias instituições, entidades e grupos que apoiam a causa no Maranhão e estão em intensa mobilização, conscientizando a sociedade sobre a importância das doações até o dia 20 de novembro.

    Parceria da iniciativa, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA disponibilizou como ponto de coleta dos absorventes a sede da instituição, na capital, e as demais 48 unidades situadas em São Luís e no interior do estado. A violência menstrual é a falta de acesso das pessoas que menstruam a recursos, infraestrutura e conhecimento para o cuidado da sua menstruação.

    Durante a solenidade de lançamento da campanha, o subdefensor-geral Gabriel Furtado reiterou o compromisso da Defensoria com as Mulheres de Axé do Brasil, destacando os esforços empreendidos para o fortalecimento e ampliação da iniciativa no estado, em favor dos mais vulneráveis.  

    “Além de conscientizar a população sobre a triste realidade de muitas meninas e mulheres que não têm acesso a absorventes e outros itens de higiene básica no período menstrual, o lançamento dessa campanha marca a alteração de políticas públicas, com a distribuição gratuita de absorventes em postos e escolas públicas. A nossa intenção também é intensificar a realização de eventos no interior, para garantirmos a adesão de empresas privadas e órgãos públicos a nossa campanha”, afirmou Gabriel Furtado.   

    A Campanha de Combate à Violência Menstrual, na DPE/MA, tem a coordenação da ouvidora-geral da instituição, Fabíola Diniz, que representou o Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas. “Desde que nos unimos à MAB nessa campanha, que estamos realizando uma intensa mobilização que atinge todos os núcleos da Defensoria. Conversamos com defensoras e defensores públicos, enviamos material de divulgação para que eles possam sensibilizar a população de onde estão inseridos, e modiquem a realidade dessas pessoas, que não podem viver esse processo biológico e natural com dignidade”, disse a ouvidora.  

    A tônica do discurso da Iyalaxé Juçara Lopes, da coordenação nacional das Mulheres de Axé do Brasil, foi de agradecimento. “Só temos a agradecer a todas essas autoridades que aceitaram o nosso chamado e estão junto com a gente para levar essa campanha para todo o Brasil. O combate a esse tipo de violência e a tantas outras, os nossos terreiros fazem todos os dias e agora temos a oportunidade de uma ampla divulgação”, declarou a representante da MAB, que veio a São Luís, especialmente, para o lançamento do evento.

    Todo o absorvente arrecadado durante a campanha beneficiará meninas de Axé e mulheres em situação de cárcere no estado. Além dos núcleos da DPE, todas as demais instituições e entidades parceiras funcionarão como pontos de coleta do item de higiene pessoal.  

    Reconhecimento - Durante o evento, a Defensoria maranhense também prestou homenagens a personalidades que muito contribuíram para a realização da campanha no estado, com a entrega de placas em reconhecimento à parceria e à dedicação. Uma das homenageadas foi Ana Rosa Silva, uma das coordenadoras estaduais das Mulheres de Axé do Brasil e coordenadora estadual da Campanha de Combate à Violência Menstrual.       

    “Agradeço à Defensoria Pública, com quem já mantemos parcerias, pela homenagem. Essa é uma iniciativa, onde não queremos garantir apenas dignidade a essas mulheres, mas também promover acesso a direitos fundamentais, como estabeleceu a ONU desde 2014. Juntos, nós somos mais fortes para cobrar políticas públicas que transformem a vida dessas meninas e mulheres”, ressaltou.

    Em razão das articulações com empresários do setor, responsáveis por garantir a instalação de outdoors, em São Luís, sobre a Campanha de Combate à Violência Menstrual, o empresário Jorge Maciel, proprietário da Impacto Outdoor, também recebeu homenagem da Defensoria maranhense.

    O evento também foi marcado pela apresentação de ritualísticas e de caixeiras. Além da DPE/MA, integram a campanha, o TJMA, o Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, Secretaria estadual da Mulher, Secretaria estadual de Igualdade Racial, deputada Ana do Gás, Mulheres de Axé do Brasil núcleo Maranhão, Ilê Ashé Ogum Sogbô, Abayomi Juristas Negras, Unidade de Monitoramento Feminino e Coordenadoria estadual da Mulher do TJMA, Casa da Mulher Maranhense, Plan International e Secretaria municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up