Defensoria Pública inicia aulas do I Curso de Lideranças Populares em Imperatriz

     

    A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Núcleo Regional de Imperatriz iniciaram, na última terça-feira (31), o I Curso de Formação de Lideranças Populares naquele município. A primeira aula foi realizada virtualmente, contando com a participação do subdefensor-geral Gabriel Furtado, da ouvidora-geral da instituição, Fabíola Diniz, e de cerca de 30 integrantes do colegiado comunitário.

    Gabriel Furtado ressaltou que a corrente de cidadania estabelecida com estas capacitações dificilmente será descontinuada, reafirmando, ainda, que o projeto deve ser ampliado para outras comarcas. “Eles estão abrindo portas que não poderão ser mais fechadas. É um caminho sem volta, rumo ao protagonismo comunitário e à transformação social nos seus bairros, na sua vizinhança, entre os seus. E não vamos parar por aqui. Estamos planejando a execução do projeto em outras cidades em breve”, afirmou.

    O curso tem por objetivo promover a difusão e a conscientização de direitos humanos, por meio de capacitação e formação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais. Com esta base, os participantes poderão identificar, estudar e dar os encaminhamentos adequados às demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    Primeiro módulo - Os defensores públicos de Imperatriz, Adriano Oliveira e Fábio Carvalho, com apoio do servidor Marcus Cruz, foram os responsáveis pela aula que marcou o início do módulo, focando seus discursos no papel institucional da Defensoria Pública.

    Destacaram que a instituição maranhense, dentre muitas de suas missões, é voltada ao acesso integral e gratuito da população mais pobre à Justiça, também fundamental difusora de direitos humanos, bem como agente de transformação social e multiplicadora de ideais de igualdade, justiça e paz.

    “A educação em direitos, que é um grande eixo de acesso à Justiça, está sendo realmente exercida e muito bem representada neste curso. Este grupo foi muito receptivo e acolhedor, mostrando que a população precisa desses debates, está ávida em conhecer seus direitos, em conhecer instrumentos de acesso à Justiça”, concluiu Adriano Oliveira.

    Serão, ao todo, 10 aulas virtuais, sempre às terças-feiras, com assuntos variados dentro do escopo defensorial na consignação de políticas públicas, com a contribuição de defensores públicos que atuam em diversas áreas, levando experiências e orientações importantes para estas lideranças.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up