Idosa resgatada por Defensoria Pública e MPMA é acolhida em casa de apoio do Município

    A partir de uma atuação interinstitucional entre Defensoria Pública (DPE/MA), Ministério Público (MPMA) e o Município de São Luís, além de outras entidades da rede de defesa do idoso, a senhora B.C., de 87 anos, foi acolhida temporariamente por uma unidade especializada, nesta quinta-feira (24). Ela foi resgatada recentemente de sua residência, onde morava com o filho, que sofre de distúrbios psicológicos.

    A intervenção no caso de B.C. se deu após denúncias de vizinhos, que estranham seu sumiço. A equipe do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) monitorou a situação, tentou algumas visitas, porém sem êxito, o que acabou obrigando a instituição a relatar o problema junto à rede de proteção do segmento, onde foi acertada uma ação conjunta para averiguar a situação. Na incursão, ficou explicita a necessidade de retirada dela do local, para tratamento especializado.

    Em reunião com as parceiras, ainda ficou estabelecida a ampliação das atividades, onde representantes do Comitê de Limpeza Urbana da capital garantiram um mutirão para limpar a moradia da idosa, que se encontra inabitável, devido ao acúmulo de matérias, visando contribuir para um local adequado para um possível retorno.

    “Percebemos que o filho dela também precisa de ajuda. O caso foi de negligência, não de agressões físicas ou abuso financeiro. Ele é um acumulador, pessoa que compra tudo que oferecem, recolhe lixo, objetos quebrados, e leva para casa, o que colocava em risco a saúde da idosa. Ele também vai precisar de apoio e tratamento”, enfatizou o defensor público Cosmo Sobral, que é titular do Núcleo da Pessoa Idosa da DPE/MA, que contou com o apoio do também defensor públicos Vinicius Goulart Reis.

    Segundo dados do Ciapvi, somente entre janeiro e abril deste ano, o Centro teve quase 300 registros, e a negligência é, dentre todas, o maior caso de violência contra a pessoa idosa, seguido pela violência psicológica e abuso financeiro.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up