Defensoria participa de lançamento de projeto de valorização da ética empresarial

    O subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, participou, nesta quinta-feira (24), da cerimônia virtual de lançamento do projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção”, idealizado pelo Ministério Público do Maranhão e pelo Sebrae/MA, com a parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

    O projeto, de caráter preventivo, visa incentivar as empresas maranhenses fornecedoras de serviços e produtos ao poder público a implantar e/ou aperfeiçoar programas de integridade (compliance), visando à prevenção da corrupção e à valorização de condutas éticas.

    Para isso, conta com cartilhas, podcasts e, especialmente, um curso EaD, ministrado pelo professor Gilberto Socoloski, que é analista técnico do Sebrae/Nacional. Além disso, o projeto vai promover oficinas, seminários, mesas-redondas, simpósios, painéis de debates, fóruns e cursos em todo o Estado.

    Além da prevenção à corrupção, a iniciativa se propõe a promover a construção de um ambiente empresarial saudável, valorizando a livre concorrência e incentivando uma competição corporativa mais justa e a minimização dos riscos de as empresas sofrerem sanções pelo poder público por não cumprimento de leis e normas.

    Para o subdefensor Gabriel Furtado, a melhoria na governabilidade das empresas será fundamental para o fomento à ética e, consequentemente, para a aplicação dos recursos públicos. “Tão ou mais importante que o combate é a prevenção à corrupção. Por isso, este projeto é tão relevante. Ele aborda as duas faces das relações entre o poder público e as entidades governamentais e todos saem ganhando com essa iniciativa, mas principalmente a sociedade, com a maior transparência nas contratações e os demais benefícios que serão promovidos”, destacou.

    O gestor da Defensoria parabenizou ainda o Ministério Público estadual pela iniciativa. “Essa atuação proativa por parte dos membros do MP e da Procuradoria-Geral de Justiça é essencial para a constituição de um estado mais forte”, disse.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up