Núcleos da Saúde e de Direitos Humanos da DPE expedem recomendações ao Município visando otimizar processo de imunização na capital

    Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio dos núcleos de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa e o de Direitos Humanos (NDH), encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís com recomendações para a otimização do sistema de imunização na capital maranhense.

    Dentre os pedidos está o da permissão de que pessoas que perderam o dia de sua vacinação elegível pela idade, os chamados “retardatários”, possam ir a qualquer sala de vacinação da cidade e em qualquer dia para serem imunizados. O documento está assinado pelos defensores públicos Cosmo Sobral da Silva, titular no Núcleo da Saúde, Clarice Viana Binda e Jean Carlos Nunes Pereira, titularizados no NDH/DPE.

    Os defensores solicitaram a ampliação de postos de imunização em bairros onde a vacinação não chegou a 30% de pessoas vacinadas com a 1ª dose, para todas as idades vacináveis (18 anos ou mais), visando à garantia de acesso ao serviço para a população vulnerável com menor cobertura vacinal da cidade.

    A secretaria tem um prazo de 10 dias contados do recebimento do ofício para adoção de providências iniciais.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up