Defensoria Pública registra quase 300 casos de violência contra a pessoa idosa em 4 meses

    Nos primeiros quatro meses de 2021, a Defensoria Pública Estadual (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), registrou quase 300 casos de violência contra a pessoa idosa. Os principais registros foram de negligência, violência psicológica e abuso financeiro, considerados crimes silenciosos, mas que causam sequelas irreversíveis para quem as sofre.

    Estes dados foram expostos nesta terça-feira (15) durante o encerramento da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa deste ano, que teve o tema “Idoso empoderado diz NÃO à violência”, realizado em parceria com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e o Fórum Maranhense das Entidades de Defesa do Idoso (Femadi).

    Para discutir os números, estratégias de combate à violência, a valorização do idoso, principalmente diante da crise sanitária mundial, dentre outros aspectos, a instituição promoveu uma roda de conversa reunindo virtualmente vários especialistas da área, como a assistente social e mestre em gerontologia social pela PUC, a doutora em Saúde Pública Marília Berzins, a diretora da Escola Superior (Esdep/DPE/MA), a defensora pública Cristiane Marques, e a coordenadora do Ciapvi/DPE, Isabel Lopizic.

    “Infelizmente o período de restrições não nos permite fazer uma grande festa, de valorização do idoso e de combate à violência, como fazemos anualmente. Mesmo assim, utilizando os meios disponíveis, conseguimos motivar, sensibilizar, conscientizar a sociedade quanto ao tema”, destacou Cristiane Marques.
    Marília Berzins fez várias ponderações quanto à valorização da pessoa idosa. “O envelhecimento é uma conquista. É um triunfo pessoal. E envelhecer com dignidade é um direito humano fundamental para todos. Portanto colaborem, diga não à violência, denunciem! ”, destacou Berninz. 

    “Lembramos que a atuação em favor da pessoa idosa não se encerra aqui, mas é apenas um reforço do que fazemos todos os dias, dentro de nossas atribuições de proteção dos idosos”, afirmou Isabel Lopizic.

    Há 15 anos, a Defensoria contribui com essa luta, arregimentando parceiros e organizando uma série de ações de sensibilização e reflexão sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

    O quinze de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - cumpre papel fundamental nessa mobilização desde 2006, quando a data foi instituída pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).

    Veja Também

    keyboard_arrow_up