Webinário da DPE/MA discutirá os desafios no fortalecimento do combate ao racismo na atualidade, a partir desta sexta

    “Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória” é o tema do webinário que a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) inicia nesta sexta-feira (4), reunindo grandes nomes do cenário local e nacional. Um deles é o da doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, Chiara Ramos, que proferirá a palestra magna de abertura do evento, cuja programação se estenderá até o próximo dia 17 de junho.

    Ainda no dia 4 de junho, acontecerão os debates da Mesa A, com o tema “Direito e racismo estrutural”. Conforme a programação, os palestrantes serão a doutoranda em Direito, Estado e Constituição, Juliana Lopes e o doutorando e mestre em Direito pela UnB, Rodrigo Portela, tendo como mediador o defensor público do Maranhão, professor e mestrando em Direito pela UNB, Thales Alessandro Dias Pereira.

    Com transmissão pelo Google Meet, o webnário é coordenado pela Escola Superior da DPE/MA, com a proposta de discutir a temática do racismo e seus desdobramentos de forma ampla, com debates e discussões que visam contribuir com um olhar mais ampliado sobre os desafios dessa temática no país.

    “Com esse evento, a Defensoria cumpre seu papel enquanto educadora em Direitos Humanos, trazendo, ainda, os defensores públicos para também compartilharem seus conhecimentos, propiciando a conscientização da população sobre o tema”, explicou a defensora pública e diretora da Escola Superior, Cristiane Marques, acrescentando que o evento integra também a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial", lançada este ano pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) por ocasião do Dia Nacional da Defensoria Pública. 

     Foram abertas 80 vagas para o evento on-line, que dará direito a certificação de 20 horas aos inscritos que participarem de pelo menos três mesas de debates. Ainda comemorando o sucesso do lançamento do webnário, que em menos de 24 horas teve as inscrições esgotadas, Cristiane Marques aproveitou para adiantar planos futuros.

    “Essa receptividade tão positiva nos deu a convicção da pertinência em promover um evento desse tipo. Por essa razão, já estamos programando o segundo módulo que tem início previsto para o mês de julho, com a possibilidade de aumentar o número de vagas”, assinalou.

    Programação – Assim como a palestra magna, as demais atividades do webinário serão iniciadas sempre a partir das 18h, num total de quatro encontros. No dia 8 de junho, o tema da Mesa B será “Racismo: uma análise multidisciplinar”, com as palestrantes Raquel Santos Almeida, bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UFPA) e Edilson Sá, membro do Instituto Negro Cosme e do Coletivo MA-MAPUTO. A ouvidora-geral da DPE/MA Fabíola Diniz ficará responsável pela mediação.

    No terceiro encontro, dia 10 de junho, os participantes terão a oportunidade de debater sobre “Ativismo negro no espaço virtual”, na Mesa C. O tema terá como palestrantes o sócio-diretor do Instituto Da Cor ao Caso, Rômulo Mafra Cruz e a historiadora, artista e afroempreendedora Kellen Lopes Ramalho, com a mediação da diretora da Escola Superior da DPE/MA, Cristiane Marques, mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

    Encerrando a programação desta primeira fase, no dia 17 de junho, haverá a Mesa D, com o tema “Um debate sobre a diversidade nas carreiras jurídicas” e os palestrantes Gabriel Furtado, subdefensor-geral do Estado, Samira Mercês dos Santos, coordenadora do Núcleo da Diversidade do Ministério Público Estadual, e Marco Adriano Ramos Fonseca, juiz de Direito da 1ª Vara de Pedreiras. A defensora pública do Maranhão e mestre em Direito pela UNB, Clara Welma, mediará o debate.

    Webinário “Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória”

    Programação

    04.06
    Palestra magna de abertura: Chiara Ramos - Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas
    Mesa “A” - Direito e racismo estrutural
    Palestrantes: Juliana Araújo Lopes - Doutoranda em Direito, Estado e Constituição. Rodrigo Portela - Doutorando e mestre em Direito pela UnB.
    Mediador: Thales Alessandro Dias Pereira - Defensor público do estado do Maranhão, professor e mestrando em Direito pela UNB.

    08.06
    Mesa “B” - Racismo: uma análise multidisciplinar
    Palestrantes: Raquel Santos Almeida - Bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UFPA). Edilson Sá - Membro do Instituto Negro Cosme e do Coletivo MA-MAPUTO.
    Mediadora: Fabíola Diniz - Ouvidora-geral da DPE/MA

    10.06
    Mesa “C” - Ativismo negro no espaço virtual
    Palestrantes: Rômulo Mafra Cruz - Sócio-Diretor do Instituto Da Cor ao Caso. Kellen Lopes Ramalho - Historiadora, artista e afroempreendedora.
    Mediadora: Cristiane Marques Mendes - Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, defensora pública e mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

    17.06
    Mesa “D” - Um debate sobre a diversidade nas carreiras jurídicas
    Palestrantes: Samira Mercês dos Santos - Coordenadora do Núcleo da Diversidade do Ministério Público Estadual. Marco Adriano Ramos Fonseca - Juiz de Direito da 1a Vara de Pedreiras. Gabriel Santana Furtado Soares - Subdefensor público-geral do estado do Maranhão.
    Mediadora: Clara Welma - Defensora pública do estado do Maranhão e mestre em Direito - UNB.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up