Ouvidora da DPE/MA reúne rede local e nacional para discutir combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

    Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) reuniu, na sexta-feira (21), representantes da rede de proteção infanto-juvenil local e nacional, para reforçar a necessidade do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento a essa triste realidade que assola muitas meninas e meninos no país.

    O evento on-line “Não fique calado. Abuso sexual é errado!”, proposto e conduzido pela ouvidora-geral, Fabíola Araújo, contou com a contribuição do subdefensor-geral Gabriel Furtado, do defensor público Davi Rafael Veras, do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) e da coordenadora do Núcleo Psicossocial, Rosicléia Costa.

    Também participaram da live a coordenadora do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José de Ribamar, Magnólia Sousa, e o representante da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Carlos Sérgio Souza. De fora do estado, foram convidados os ouvidores Norma Barbosa (PA) e Djan Moreira (PI), bem como o presidente do Conselho Nacional de Ouvidores, representando o estado de São Paulo, Willian Fernandes. Os debates do encontro virtual foram enriquecidos, ainda, pela fala da ativista e fundadora do programa social “Os cinco passos”, Anna Luiza Calixto.

    “Tivemos uma tarde de muitas reflexões, onde reforçamos a ideia de mantermos o diálogo com a rede, na perspectiva de continuarmos avançando no combate às violências, protegendo nossas crianças e adolescentes”, disse a ouvidora, agradecendo a participação de todos, com destaque para a presença da adolescente Nathielle Sousa, fruto de articulação com a Plan.

    Para o subdefensor-geral, a iniciativa reforça o papel da Defensoria de estar no seio da comunidade, ouvindo as demandas e discutindo as soluções de forma conjunta. “Não existe Defensoria sem comunidade. E se tratando desta temática, tão difícil e delicada, estar mais próximo dos nossos assistidos é ainda mais importante”, frisou.

    O defensor público Davi Veras lembrou que se faz ainda mais necessária a discussão sobre o tema no período atual, onde o distanciamento imposto pela pandemia, tem alavancado a subnotificação de casos de abusos contra crianças e adolescentes no país.

    “Temos a convicção que é preciso trazer a sociedade para discutir conosco essa triste realidade, de forma a contribuir com sua prevenção. E por essa razão desde 2019 realizamos uma campanha, em parceria com diversas instituições, onde já capacitamos mais de 700 pessoas, e agora disponibilizamos uma capacitação na área, fruto de articulação com a Universidade Estadual do Maranhão. Estratégias que precisamos continuar avançando no combate a este tipo de violação de direitos”, esclareceu.

    A urgência na execução de ações de combate a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes foi ressaltada na fala de Anna Luiza Calixto. “Não podemos ficar de braços cruzados e, por isso, que iniciativas como esta da Ouvidoria da Defensoria do Maranhão precisam ser fomentadas para que mais pessoas tenham acesso a informações e possam contribuir com essa luta”, disse a ativista social.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up