Mestrado da Universidade Federal Fluminense para defensores públicos começa hoje

    As aulas do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC), promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e oferecido aos defensores públicos maranhenses, iniciarão nesta quinta-feira (15). A aula magna "Tempo e Processo", que ocorrerá hoje, as 18 horas, contará com a participação do defensor-geral do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos.

    Também estarão presentes na aula inicial, o diretor do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), o defensor público José Augusto Garcia, que é doutor em Direito e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); o presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), o defensor público de classe especial Arnaldo Goldemberg, que presidirá a mesa de discussão; o defensor-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco; a coordenadora da UFF Clarissa Brandão; além do professor da UFF, Edson Alvisi.

    “Foram dois anos de negociações com a UFF, porém o ingresso da DPE/ RJ foi fundamental para a concretização dessa grande conquista. A grande vantagem desse mestrado interinstitucional é a capacitação profissional sem a necessidade do afastamento das funções defensoriais. Somado a isso, é bem mais econômico para instituição, pois com o valor de um afastamento é possível custear a capacitação de 14 membros. Economicidade, interesse público e qualificação profissional são os principais atributos dessa modalidade”, destacou o defensor-geral Alberto Bastos.

    “Foram diálogos muito produtivos, onde contamos com a sensibilidade dos gestores da UFF, que possibilitou ainda mais adesão e com certeza o curso fortalecerá ainda mais a parceria. Estamos satisfeitos por essa experiência, que esperamos durar muito tempo”, afirmou a defensora pública e diretora da Escola Superior da DPE/MA, Cristiane Marques, responsável pelo gerenciamento do convênio entre a Defensoria maranhense e a Federal Fluminense.

    Alberto Bastos ainda exaltou a parceria e agradeceu o apoio dos colegas, o defensor-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, e do coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da DPE-RJ, Eduardo Chow, que também é diretor Acadêmico da Fundação Escola da DPRJ.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up