Defensoria estadual, MPMA, Famem e Aspa discutem vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

    O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, foi recebido nesta sexta-feira, 26, pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, para discutir a realidade do calendário de vacinação contra a Covid 19 no estado do Maranhão. O baixo índice de vacinação, a superlotação dos hospitais, a distribuição do imunizante aos municípios, a alimentação do sistema de controle e o aumento da contaminação de crianças e jovens, que pode levar a suspensão total das aulas presenciais, foram alguns dos pontos da pauta.

    Também participaram das discussões o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier e o presidente da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (Aspa/MA), Marcello Freitas, o prefeito de Presidente Dutra, Raimundo Alves Carvalho, o presidente da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (Aspa/MA), Marcello Freitas, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, José Márcio Maia Alves.

    Alberto Bastos acredita que, nesse momento de crise na saúde pública, é necessário unir forças para contribuir no processo de enfrentamento desse grande mal que atinge o mundo inteiro. “Estamos atentos e discutindo alternativas que possam reduzir os efeitos dessa pandemia para todos, mas, especialmente, para os mais vulneráveis do nosso estado”, ponderou.

    Durante o encontro, Eduardo Nicolau demonstrou a sua preocupação com os baixos índices de vacinação, em especial no interior do estado, bem como com a elevação nos índices de ocupação de leitos hospitalares em vários municípios. “Precisamos ter foco na garantia da vida e da saúde do nosso povo. Por isso estamos reunindo diversas instituições para discutir a realidade que estamos enfrentando e apontar caminhos para vencer esse momento difícil”, afirmou.

     

    O presidente da Famem observou que alguns municípios, embora estejam vacinando os grupos prioritários, não estão alimentando os sistemas, o que tem sido tema de orientações por parte da Federação. No entanto, Erlânio Xavier também destacou a importância de maior agilidade no processo de vacinação, em especial devido ao agravamento da pandemia.

     

    “Nós estamos chegando ao limite de ocupação de leitos, então a Famem está em diálogo com o Ministério Público e o Estado e vamos tomar atitudes mais severas para reduzir o avanço do vírus que está avançando rapidamente”, alertou o prefeito de Igarapé Grande. No município, um novo decreto suspendeu aulas particulares por 15 dias e reduziu a quantidade de pessoas permitidas em restaurantes e bares, entre outras medidas.

     

    Marcello Freitas afirmou que o avanço do novo coronavírus tem atingido mais crianças, estando dez delas internadas em UTIs em todo o estado. Para o presidente da Aspa/MA, medidas mais rígidas podem levar à suspensão de aulas. “Entendemos que muitos pais precisam que seus filhos estejam nas escolas enquanto trabalham, mas precisamos contar com a sensibilidade de todos”, ressaltou.

     

    Com informações da CCOM-MPMA

    Veja Também

    keyboard_arrow_up