Defensoria reafirma compromisso de fortalecer atuação na defesa da mulher e da população LGBT

    O subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, conduziu reunião no Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, em que estavam presentes a defensora pública Lindevania Martins, a diretora da Escola Superior, Cristiane Marques, e a coordenadora do Núcleo Psicossocial da instituição, Rosicléia Barbosa.

    Em pauta, o alinhamento estratégico de atendimento e acolhimento de demandas da unidade, bem como a discussão de políticas institucionais em favor de todo corpo funcional e dos assistidos que procuram os serviços no local. Ainda participaram do encontro as assistentes sociais Lila Barbosa e Nathália Tinôco, além da psicóloga Márcia Serra.

                Na ocasião, Gabriel Furtado reafirmou o compromisso da Administração Superior em instrumentalizar e municiar defensores públicos, servidores e demais colaboradores com condições para o melhor desempenho de suas respectivas atividades. “A defesa da mulher e da população LGBTQI+ é uma das prioridades da gestão. Vamos ampliar nosso alcance, entrar nas comunidades, levando estes ideais de respeito e cuidados ao próximo. Sem dúvida, são segmentos muito vulnerabilizados, o que exige do poder público um olhar mais sensível, atento e participativo”, disse o gestor.

    Ficou previsto que a Escola Superior e o Núcleo articularão rodas de diálogos, com foco na disseminação de direitos humanos, bem como capacitação de servidores e a promoção de cursos de acolhimento, além da realização de campanha de sensibilização quanto ao respeito à diversidade e de combate à violência de gênero, atividades que serão ampliadas para todo o Maranhão.

    Também foram compartilhadas informações acerca de algumas mudanças no núcleo, relacionadas ao reordenamento e incremento de pessoal. “Felizmente temos na Defensoria um rol de ótimos profissionais, e como toda e qualquer instituição, há essa troca de experiência. Importante frisar que o trabalho continuará sendo planejado, em parceria, sempre beneficiando o nosso grande foco, que é as nossas assistidas”, concluiu Lindevania Martins. 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up