NOTA DE APOIO À COECV

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio dos Núcleos de Direitos Humanos (NDH) e de Moradia e Defesa Fundiária, manifesta apoio público à Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade ante a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Seccional Maranhão com questionamentos de dispositivo legal da Lei Estadual nº 10.246/2015. 

    Desde a criação, a COECV desempenha suas funções nos limites constitucionais e legais, sem atentar contra a independência do Poder Judiciário, nem obstaculizar o cumprimento das ordens judiciais. 

    Em respeito aos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil e do Estado do Maranhão, a comissão atua na prevenção e redução da violência de conflitos fundiários. Na faceta mais visível, promove a mediação de conflitos possessórios nas situações específicas de atuação, aproximando as partes litigantes, mediando o diálogo e, não raras vezes, obtendo solução final consensual. 

    As disputas pela terra, que, em inúmeras situações, são marcadas por atos de violência física e até mesmo risco de vida dos envolvidos, são problemas históricos no Estado do Maranhão. A solução, ou pelos menos a tentativa de uma, deve sempre se pautar pelo diálogo incansável, evitando-se, tanto quanto possível, operações forçadas de remoção de famílias camponesas ou de população residente em assentamentos informais. 

    A composição ampla da comissão, inclusive com integrantes indicados pela sociedade civil organizada, confere caráter democrático para a missão a ser desempenhada e facilita a mediação dos conflitos. 

    Por outro lado, o atuar diligente e o envolvimento de múltiplas instituições dão a segurança esperada para identificação de casos potencializadoras dos entraves fundiárias, a exemplo do combate à grilagem e da identificação de situações de ocupações meramente especulativas. 

    Dessa forma, firme na constitucionalidade da atuação desempenhada e na necessidade de difusão das soluções consensuais para conflitos fundiários, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão envidará esforços na continuidade dos trabalhos realizados no âmbito da COECV.

     

    MARCUS PATRICIO SOARES MONTEIRO
    CRISTIANE SILVA MARQUES DA FONSECA
    JEAN CARLOS NUNES PEREIRA

    Veja Também

    keyboard_arrow_up