Ouvidoria reúne comunidade Dom Sebastião e Caema para discutir soluções para desabastecimento de água

    A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) promoveu, no dia 9, uma reunião entre moradores do Conjunto Dom Sebastião, em São Luís, e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para discutir alternativas para solucionar a crise no abastecimento de água na localidade.

    O encontro é um desdobramento de um procedimento coletivo iniciado por meio do projeto Defensores do Saneamento.  Em um primeiro momento, o Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE havia conseguido a instalação de um poço artesiano para abastecer a região. Contudo, foi observado que o poço possui capacidade para abastecer apenas a Escola João Lima Sobrinho.

    Diante disso, foram retomadas as tratativas para solucionar a demanda. A Caema informou, então, que haveria viabilidade na instalação de um novo poço, desde que a comunidade do Conjunto Dom Sebastião cedesse um espaço para construção e instalação do equipamento.

    Para intermediar a situação, a ouvidora Fabíola Diniz agendou a reunião realizada no último dia 9 de janeiro. Na ocasião, foi decidido que a Caema realizará um estudo de viabilidade para verificar se é possível utilizar outro poço da região que se encontra desativado. Foram determinados ainda outros locais aptos e disponíveis para construção de um novo poço artesiano, caso a primeira solução não se mostre viável.

    Além disso, foi proposta a criação de um canal de diálogo digital entre o Nudecon, Ouvidoria da DPE-MA, líderes locais e a Caema para acompanhamento do procedimento coletivo, principalmente em relação à análise da viabilidade técnica para executar as alternativas propostas na reunião.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up