Fiema cede terreno à DPE para instalação de núcleo ecológico na Zona Rural de São Luís

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) recebeu, recentemente, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, a cessão de uso de um terreno localizado na Zona Rural de São Luís para que seja instalado mais um núcleo ecológico da instituição. Com a unidade, as famílias da região terão acesso aos serviços da Defensoria mais perto de suas residências. Cerca de 6% da população de São Luís, ou seja, 72 mil pessoas residem na Zona Rural.           

    A cessão de uso de espaço foi aprovada em Reunião do Conselho Regional do Senai- MA. O terreno, que fica nas proximidades do Senai - Distrito Industrial, conta com metragem de 15x15m e poderá ser utilizado por cinco anos, podendo este intervalo ser renovado por igual período.

    A unidade integra o projeto “Defensoria mais perto de você”, que visa à implantação de núcleos ecológicos em estruturas modulares metálicas conhecidas como contêineres. Os núcleos são dotados de placas solares, o que garante impacto positivo nas contas mensais de energia elétrica, e contam com adaptação dos módulos metálicos e mobília produzida por internos do sistema prisional, contribuindo para a ressocialização de apenados. O primeiro núcleo ecológico e sustentável da DPE foi inaugurado há quase um ano na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. A unidade beneficiou cerca de 300 mil pessoas, distribuídas em cerca de 60 bairros.

    De acordo com o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a cessão de uso do terreno é mais um dos exemplos da parceria entre DPE e Fiema, que vem sendo fortalecida nos últimos anos. “Queremos agradecer à Federação, na pessoa do seu presidente, Edilson Baldez, pela sensibilidade em acolher mais um pedido da Defensoria que beneficiará milhares de pessoas. É com colaborações assim que temos conseguido chegar mais longe e continuar garantindo direitos”, declarou.

    Antes de buscar a parceria da Fiema, a DPE/MA buscou o apoio da Prefeitura de São Luís. No entanto, não obteve retorno.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up