DPEMA e Equatorial realizam ação para inserção de moradores do Residencial Ribeira no Tarifa Social

    Com a oferta de vários serviços, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Equatorial Maranhão realizaram no último sábado, ação social direcionada aos moradores do Residencial Ribeira, com o objetivo de ampliar o alcance do Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa federal que concede descontos de até 65% nas contas de luz de consumidores de baixa renda. O início da força-tarefa marcou o retorno gradual das atividades do Defensoria na Comunidade, com o suporte da unidade móvel da instituição, depois da flexibilzação das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Foram cerca de 100 atendimentos prestados na ação.

    Segundo levantamento da concessionária, há mais de 1.100 famílias no Residencial Ribeira, localizado na zona rural de São Luís, aptas a receber o benefício, sem saber que têm direito. Além do cadastro no Tarifa Social, as equipes da Defensoria Pública e da Equatorial se concentraram no atendimento a outras demandas, como a renegociação de débitos, troca de lâmpadas e de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. Os moradores ainda foram cadastrados na promoção Energia em Dia, para concorrer a prêmios. Dentre as medidas sanitárias adotadas no local, estavam o uso da máscara, a disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos e o distanciamento mínimo entre as pessoas.        

    O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, esteve na ação social, onde prestou orientações jurídicas à comunidade em demandas relacionadas ao serviço de energia elétrica. “Tomando todas as medidas de segurança, resolvemos retomar o calendário de ações do nosso ônibus-escritório, convictos da necessidade de unirmos esforços com a Equatorial para garantirmos que mais famílias de baixa renda, prejudicadas com a pandemia do coronavírus, sejam beneficiadas. Há ainda um número alto de pessoas, no Maranhão, que pode usufruir desse benefício. E o que tiver ao nosso alcance para inseri-las, faremos”, ressaltou Bastos, lembrando também da ação em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e a Equatorial para ampliar o TSEE entre as famílias de alunos matriculados na rede pública de ensino.

    O ônibus-escritório DPE/MA ficou estacionado ao lado da Associação de Moradores do Residencial Ribeira. A agente de endemia Anaildes Silva aproveitou a proximidade do seu lar, para garantir o atendimento. Ela fez o cadastro no Tarifa Social e agora também está participando da promoção Energia em Dia. O pedreiro Robson Alencar foi outro morador da Ribeira, que saiu satisfeito da ação social. “Agradeço muito a Defensoria e a Equatorial, resolvi tudo em um só lugar. E ainda recebi orientação e encaminhamento de como contestar os valores de contas de energia, que não reconheço como minhas”.

    Na ação, o executivo de Relacionamento da Equatorial, Luiz Fernandes, também chamou a atenção para mais uma parceria de sucesso com a Defensoria estadual. “Com o apoio da DPE, estamos conseguindo ir mais longe, ajudando um número ainda maior de maranhenses a obter este desconto na conta de energia, podendo utilizar o valor economizado em mais qualidade de vida para a família”, destacou.                   

     

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up