DPE/MA busca fortalecimento da rede de proteção à mulher vítima de violência em Itapecuru

    O subdefensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, e a defensora pública Moema Zocrato, titular do Núcleo Regional de Itapecuru-Mirim, participaram de reunião na Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no dia 2, para discutir parcerias com vistas ao fortalecimento da rede proteção da mulher em Itapecuru-Mirim.

    Participaram do encontro a secretária de Estado da Mulher, Nayra Mayara Monteiro Sousa, e a secretária adjunta Judite Guajajara, bem como a assistente social de Itapecuru, Analita Castro.

    Na ocasião, foi proposta a realização de capacitações e a implantação da Patrulha Maria da Penha em Itapecuru. A importante ferramenta para prevenção da violência contra as mulheres já salva vida nos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas e Timon. Com as rondas e visitas em residências de vítimas de violência doméstica, a patrulha fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas.

    De acordo com a defensora Moema Zocrato, foi destacada também, durante a reunião, a necessidade de fortalecimento dos serviços especializados de atendimento à mulher. “Nesta reunião, pudemos relatar às secretárias um diagnóstico da violência contra a mulher no município dentro da nossa atuação da Defensoria Pública, ressaltando a necessidade de mais profissionais como psicólogos e assistentes sociais, por exemplo”, disse.

    Segundo o subdefensor público-geral do Estado, este é mais um esforço da Defensoria Pública para assegurar o avanço das políticas públicas de proteção à mulher. “Entendemos que nossa atuação na DPE/MA deve ir além da garantia de assistência jurídica. Por isso, buscamos parcerias interinstitucionais para efetivar essas propostas”, ressaltou Gabriel Furtado.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up