Defensoria Pública retoma o XVI Seletivo de Estágio Jurídico de Graduação em São Luís e convoca para prova on-line

    Após cerca de seis meses de espera, por conta da paralisação temporária dos processos seletivos da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em observância às regras impostas pela pandemia da Covid-19, os mais de 600 inscritos no XVI Processo Seletivo de Estágio Jurídico de Graduação, em São Luís, poderão, enfim, fazer as provas, por meio virtual. A iniciativa é inédita no Norte-Nordeste e é a segunda Defensoria do país a adotar o modelo de seletivo on-line, para evitar a aglomeração dos candidatos.  

    De acordo com o Edital 005/2020, que retifica o 001/2020, tendo como base as orientações dos órgãos de segurança sanitária mundial e local, a prova será aplicada via plataforma virtual, no próximo domingo, dia 30 de agosto, das 13h às 17h.

    Em até 24 horas antes da aplicação do seletivo, o link de acesso para a prova virtual será encaminhado para o endereço eletrônico (e-mail) do candidato que foi informado no momento da inscrição. O mesmo link de acesso ainda será disponibilizado na página da instituição (https://defensoria.ma.def.br/seletivo) e o candidato deverá inserir o CPF e senha para acessar o sistema de seletivos e o link da prova.

    Outras mudanças foram implementadas, como o número de questões. Agora o processo seletivo consistirá em uma prova objetiva que contará com 40 questões de múltipla escolha e duas questões dissertativas, sobre quaisquer das matérias integrantes do conteúdo programático.

    A diretora da Escola Superior da DPE, a defensora pública Cristiane Marques, explicou que mesmo neste período de paralisação a instituição buscou alternativas para dar continuidade aos processos e, após muita pesquisa, encontraram uma plataforma segura e confiável, que garante a lisura do procedimento e a continuidade dos certames.

    “A instituição teve que se adaptar à nova realidade e buscar formas de manter os seletivos de estágio, que são importantes não apenas para os estagiários, mas também para a própria Defensoria, pois por meio do programa de estágio cumpre sua missão constitucional de educação em direitos humanos e se renova com o fluxo de conhecimento trazido pelos estagiários”, destacou Cristiane Marques.

    Confira o edital completo (e os anteriores) aqui: https://bit.ly/32tP9Vr

    Veja Também

    keyboard_arrow_up