DPE/MA retoma aulas do Curso de Formação de Lideranças Populares

    Foram retomadas, nesta quarta-feira, dia 19, as aulas da segunda turma do Curso de Formação de Defensores Populares. As atividades do curso, que é promovido pela Escola Superior (Esdep) da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), haviam sido suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. 

    A aula de retomada foi ministrada pelo defensor público Marcus Patrício Monteiro, do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, e contou com a participação da diretora da Esdep, a defensora pública Cristiane Marques.

    O defensor público-geral do Estado, Alberto Bastos, recepcionou os participantes do curso na retomada dos trabalhos, destacando a importância de iniciativas voltadas à educação em direitos. “Por meio desses líderes populares, estaremos difundindo os direitos humanos, possibilitando que eles sejam multiplicadores e que atuem em suas comunidades identificando conflitos e demandas para atuação da DPE. Foram tomadas todas as precauções com base nas orientações das autoridades sanitárias, pois o retorno se dará por meio de aulas virtuais. Aos que não dispõem de computadores e acesso a internet, a instituição disponibilizou um espaço, observando o distanciamento e o uso de máscaras”, explicou.

    O curso de formação tem como objetivo promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, por meio de capacitação e formação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, permitindo-lhes identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up