Defensoria em Imperatriz promove campanha e webnário de estímulo ao aleitamento materno

    Como parte da programação alusiva ao Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado, a Defensoria Pública de Imperatriz inicia campanha e promoverá webnário visando sensibilizar a sociedade quanto a importância do aleitamento materno para a criança em sua fase inicial de vida. 

    A responsável por discutir o tema será a enfermeira Liane Soares, que atua no Banco de Leite do Hospital Universitário da UFMA, no dia próximo 18, por aplicativos de transmissão virtual e pela página da DPE no Youtube, com apoio da Escola Superior da Defensoria (Esdep/MA).

    A campanha integra o projeto “Todos pela Atenção Básica”, desenvolvido pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), em parceria com o Ministério Público, a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Luís, a Secretaria Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (SEEPP) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), dentre outros parceiros.

    O “Todos pela Atenção Básica” é uma parceria interinstitucional que visa implementar medidas de fortalecimento da atenção à saúde infantil, dentre elas a promoção do aleitamento materno. O projeto tem foco na estruturação e aperfeiçoamento de protocolos estabelecidos em diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

    Segundo o defensor público Fábio Carvalho, titularizado no Núcleo Regional de Imperatriz, todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. “No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o seu filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança e, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo e das instituições como a Defensoria conscientizar e garantir condições propícias ao aleitamento materno”, destacou o defensor

    De acordo com estudos, os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up