A pedido da DPE/MA, restaurantes populares fornecerão alimentação para pessoas em situação de rua

    Atendendo a um pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), os restaurantes populares de São Luís disponibilizarão alimentação para pessoas em situação de rua, durante os finais de semana, enquanto durar a situação de pandemia de COVID-19. A solicitação foi feita pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição, em prol de cidadãos que estão em alto grau de vulnerabilidade.

    Conforme determinação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, as unidades servirão, de forma exclusiva a esse público, refeições aos sábados e domingos, em embalagens descartáveis, a serem entregues para gestão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís.

    No ofício encaminhado ao titular da pasta, Márcio Honaiser, o defensor público Jean Carlos Nunes Pereira, titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA, explicou que essas pessoas recebem, durante a semana, duas refeições provenientes dos restaurantes populares. No entanto, esse serviço somente funciona durante a semana. Se isso já comprometia sua nutrição aos finais de semana antes da pandemia, atualmente, os coloca em situação muito grave, uma vez que, em quarentena, não conseguem qualquer fonte de renda. O Governo do Estado sensível a situação dos moradores de rua, atendeu prontamente. 

    Por isso, foi solicitado o funcionamento excepcional dos restaurantes populares nos fins de semana, durante o período de pandemia do COVID- 19, com a observância de todas as medidas de segurança e prevenção quanto à transmissão do vírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde, OMS e Estado do Maranhão, de forma a garantir a alimentação adequadas às pessoas em situação de rua do Município de São Luís.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up