Defensoria inicia aulas do II Curso de Lideranças Populares, em São Luís

    A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) iniciou, na última quarta-feira, dia 4, o II Curso de Formação de Lideranças Populares, na sede da instituição, em São Luís. Estão participando desta primeira turma 50 representantes de 25 entidades, da capital e interior do estado.

    A aula inaugural teve como tema "Auto-organização Popular" e foi ministrada pela diretora da Escola de Conselho da Sedihpop, Maria Gorete de Sousa. O curso terá duração de três meses.

    O defensor público-geral do Estado, Alberto Bastos, o subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, a diretora da Escola Superior, a defensora Cristiane Marques, e a ouvidora da DPE, Márcia Maia, recepcionaram os alunos na aula inaugural do curso.

    O curso de formação tem como objetivo promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, por meio de capacitação e formação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, permitindo-lhes identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    O defensor-geral destacou a importância da capacitação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais. “Com este curso, estamos fomentando a educação em direitos, capacitando-os para que eles, que estão no seio de suas comunidades, possam ser multiplicadores e saibam identificar e dar o devido encaminhamento às demandas das pessoas”, disse Alberto Bastos.

    O subdefensor-geral do Estado ressaltou que o curso também atende a diretrizes da gestão no que diz respeito à aproximação com a comunidade. “O curso de formação de lideranças nos permite estar cada vez mais perto da população, especialmente da mais carente e vulnerável, possibilitando ter uma troca de conhecimento, em que nós os capacitamos, mas também conhecemos seus anseios”, pontuou Gabriel Furtado.

    De acordo com a diretora da Escola Superior, a defensora Cristiane Marques, também serão realizados cursos de formação em Imperatriz e Timon, além de São Luís.

    Em 2019, o curso formou 34 participantes em sua primeira turma, que recebeu o nome de Maria Firmina dos Reis, em homenagem à escritora ludovicense, considerada a primeira romancista brasileira.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up