Defensoria e Unicef articulam ações para potencializar campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    O defensor público Davi Rafael Veras, com atuação no Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA), e a assistente social Rosicléia Costa, da coordenação de Projetos Especiais, deram início, nesta semana, aos encaminhamentos da segunda etapa da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes, lançada pela instituição em 2019. A iniciativa já percorreu várias instituições de ensino da região metropolitana de São Luís, orientando e capacitando pais de alunos e profissionais da área de educação sobre a importância do combate ao abuso infanto-juvenil, a partir da notificação dos casos às autoridades.

    O encontro, realizado em parceria com a Unicef, contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), da Educação (Semed) e da Assistência (Semcas), por meios dos Centros de Referência – Cras/Creas. Foi proposto aos órgãos municipais o engajamento e a integração às iniciativas já desenvolvidas pela Defensoria e pela Unicef, voltadas à prevenção e ao combate da violência contra crianças e adolescentes.    

    Davi Veras explicou que essa interlocução com o poder público favorecerá a ampliação e a potencialização dos resultados esperados pela campanha. “Além das atividades que já estamos desenvolvendo desde o ano passado, buscamos, com essa aproximação, conhecer os fluxos internos estabelecidos por essas secretarias para acompanhamento das demandas de violência e como podemos auxiliar neste processo, com a participação da Unicef”, destacou, acrescentando que foi discutido, ainda, o fortalecimento de um canal de diálogo para a sugestão de melhorias.

    Durante a reunião, foi definida, também, a necessidade de uma agenda para garantir a discussão de assuntos relacionados à temática. Outra deliberação refere-se à escolha do Itaqui-Bacanga para a implementação de projetos-pilotos referentes à campanha, necessidade já levantada pelo defensor Davi Veras, que responde pelo núcleo de atendimento da região, desde sua inauguração, em dezembro do ano passado. “Faremos um planejamento, com a realização de ações coordenadas e integradas, cujo intuito é nos deixar ainda mais próximos da comunidade”, assinalou.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up