DPE e parceiros planejam grande ação social para indígenas de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e Grajaú

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com vários órgãos públicos das três esferas de governo, da iniciativa privada e da sociedade civil, está preparando uma grande ação social que visa beneficiar populações indígenas situadas nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e Grajaú, com a oferta de atendimentos nas áreas de saúde, socioassistencial, jurídico, trabalho e renda, educação e cidadania. Detalhes para realização do evento, previsto para acontecer entre os dias 23 e 27 de março deste ano, foram discutidos na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da DPE/MA, em São Luís.

    Coordenado pelas assistentes sociais Guadalupe Barros, do Núcleo de Direitos Humanos, e Rosicléia Costa, do setor de Projetos Especiais, ambas da Defensoria, o encontro contou com a participação do prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, bem como de representantes de todas as instituições parceiras, dentre elas as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Mulher (Semu), Saúde (SES), Procon, além do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Conselho de Política sobre Drogas.        

    Durante a reunião, foram alinhados os serviços a serem disponibilizados e definidas as atribuições de cada órgão. A Defensoria estadual levará para a ação social a unidade móvel, que contará com a atuação da equipe do NDH. Defensores públicos e servidores se revezarão na assistência jurídica aos indígenas que precisarem de apoio no acesso a seus direitos.

    “Será uma grande ação, que atende uma de nossas diretrizes de estar cada vez mais próxima do cidadão”, destacou Rosicléia Costa. Guadalupe Barros acrescentou que o evento foi pensado a partir das necessidades colocadas pelas populações indígenas, durante eventos realizados pela instituição defensorial, dentre outras que compõem a rede de proteção dos direitos do segmento.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up