Defensoria recebe homenagens de reconhecimento na defesa e fortalecimento dos direitos humanos no Maranhão

    A Defensoria Pública (DPE/MA) recebeu, recentemente, importantes comendas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Maranhão para a sensibilização, o respeito e o fortalecimento dos ideais expressos na Declaração dos Direitos Humanos, que fez 70 anos em 2019. A instituição foi homenageada com o “Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos”, a “Medalha do Mérito Direitos Humanos”, e, neste contexto de garantidora de direitos, o “Maranhão Mais Acessível 2019”, concedido pela Associação Paradesportiva maranhense.

    O “Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos” foi entregue ao defensor-geral Alberto Pessoa Bastos, ao subdefensor-geral Gabriel Furtado Soares e à assessora de projetos da DPE, Rosicleia Barbosa, durante solenidade no Palácio dos Leões. Promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a premiação visa incentivar ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no estado.

    Já a “Medalha do Mérito Direitos Humanos do Maranhão” foi entregue a diversas autoridades, entre defensores públicos, juízes, promotores e representantes de entidades civis, que contribuíram para a investigação das violações dos direitos humanos no estado e a manutenção da dignidade humana. Na ocasião, a Defensoria Pública foi representada, novamente, pelo defensor-geral que reafirmou o compromisso da DPE/MA em contribuir com a rede de defesa dos direitos humanos.

    "Nós temos que nos unir para que não haja retrocessos. As lutas dos nossos pais e avós elas não podem ter sido em vão. Contem sempre com a Defensoria Pública na luta pelos direitos humanos, pela afirmação dos direitos dos mais necessitados porque essa é a nossa missão institucional", disse Alberto Bastos. Na ocasião, a defensora pública Clarice Viana Binda e os defensores públicos Davi Rafael Silva Veras e Jean Carlos Nunes Pereira também foram homenageados pelo Conselho e receberão a medalha posteriormente.

    Na mesma linha de atuação na área de garantia e o fortalecimento dos Direitos Humanos no Maranhão, a Defensoria recebeu o “Prêmio Maranhão Mais Acessível 2019”, concedido pela Associação Paradesportiva Maranhão (Aspama). Ao agradecerem pela deferência, Alberto Bastos e o defensor público Cosmo Sobral garantiram que a instituição continuará fomentando ações e projetos em favor da causa, desenvolvidos pela equipe da DPE, ressaltando também o comprometimento do defensor público Benito Pereira Filho.

    Também participaram da homenagem o subdefensor Gabriel Furtado, da coordenadora do nosso Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Larissa Pinto, e da ouvidora da instituição, Márcia Maia. 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up