Ônibus da Defensoria Pública leva serviços à comunidade durante Semana Acadêmica da Uema

    A unidade móvel da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) esteve presente na Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como parte das atividades do projeto “Defensoria na Comunidade”. Nesta edição, o atendimento foi prestado novamente em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMA), por meio do projeto “Conciliação Itinerante”, conduzido pelo Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA). 

    Durante todo o dia, equipes de servidores da Defensoria, do TJMA, professores e estudantes do curso de Direito da Uema, ofereceram serviços à comunidade, dentre eles agendamentos de audiências de conciliação; renegociação de dívidas; divórcios; guarda de menor; pensão alimentícia; coleta de DNA.

    Antecedendo os atendimentos, pela manhã, o reitor da Uema, Gustavo Costa, recebeu o defensor público e coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão da DPE, Thiago Josino de Arruda, o presidente do Nupemec, desembargador José Luís Almeida e o coordenador do Nupemec, juiz Alexandre Abreu, na sala de reuniões da reitoria para falar sobre a ação, que foi realizada durante todo o dia na Universidade, além de discutir possíveis parcerias.

    Na ocasião, foram iniciadas tratativas para a implementação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no Campus da Uema. Os centros de conciliação visam atender partes envolvidas em conflito antes da ação ter sido ajuizada na Justiça e também naquelas já em andamento. Conciliadores ou mediadores facilitam o entendimento entre as partes, com vistas a solucionar a demanda.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up