more less Fundo Normal Fundo Escuro Fundo com Luz



(11/05/2017) - DPE/MA realizará 1º Congresso de Defensores Públicos

 

Grandes nomes da área do Direito, no cenário local e nacional, estão confirmados como palestrantes do I Congresso de Defensores Públicos do Estado do Maranhão, a ser realizado entre os dias 18 e 19 de maio, no Hotel Luzeiros, em São Luís. O evento, que tem como tema “Defensoria Pública, Direitos Humanos e Litigância Estratégica – para quê(m) servimos?”, integra a programação alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública, que é comemorado no dia 19 de maio.


O Congresso recebeu mais de 300 inscritos. Segundo o diretor geral da Esdep/MA, Francisco das Chagas Barbosa, coordenador do evento, o tema abordado é de grande relevância para todos os defensores públicos, dentre outros operadores de Justiça, além dos acadêmicos de Direito. O objetivo é discutir, sob diferentes aspectos, formas de atuação estratégica que contribuam na mobilização de comunidades e desenvolvimento de valores democráticos, transformando realidades e tornando casos emblemáticos em referências para outros conflitos semelhantes.


Com a palestra magna a cargo do governador do Maranhão, Flávio Dino, estarão na capital maranhense para o evento, juristas de renome como o defensor público federal Caio Paiva, que tratará sobre o equilíbrio entre Justiça Criminal e os Direitos Humanos; o doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, Fábio Bozza, falará sobre aspectos do Direito Penal; além do defensor público do Rio de Janeiro Rodrigo Roig, o juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas Luís Carlos Valois e a ex-secretária nacional de Defesa do Consumidor Juliana Pereira da Silva.


Entre os palestrantes do Maranhão, estarão a ex-defensora-geral Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, que fará o encerramento do evento com a palestra “Atuação estratégica: aonde a Defensoria Pública quer chegar?”, e os defensores públicos estaduais Jean Carlos Nunes Pereira, do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), e Isabella Miranda. “Processos judiciais são demorados e onerosos, por isso, uma solução estratégica é sempre o caminho mais curto e eficiente para promover pacificação social e reparar violações de direitos humanos”, completou Francisco Barbosa, ao destacar a importância da temática do congresso.


Ainda como parte da programação do Congresso, haverá a outorga da Medalha Zilda Arns de confirmação da carreira para 53 defensores públicos, durante a abertura do evento, que contará ainda com a apresentação do Bumba meu boi de Nina Rodrigues. Já para o encerramento do evento está confirmado o grupo Akomabu. 

QUER ATENDIMENTO?
AGENDA INSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento:
    • São Luís
    • Sede:
      Segunda a sexta das 7h às 17h

    • Núcleo do Consumidor:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleo de Execução Penal:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Sala de Atend. Fórum Desembargador Sarney Costa:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleos regionais
    • Segunda a Sexta das 8h às 17h

    • Plantão
    • Diariamente das 17h às 7h

Galeria de fotos

+Fotos

Galeria de vídeos

+Vídeos



+Jornais